Translate

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Porque é que o pinheiro é a árvore do Natal?




Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas ficaram alegres. Crianças, homens e mulheres, pobres e ricos vinham vê-lo trazendo presentes. Os animais e plantas também estavam felizes com o nascimento de Jesus. Perto do estábulo onde dormia o Menino Jesus num berço de palha, havia três árvores - uma palmeira, uma oliveira e um pinheiro, que viam aquela gente que ia e vinha passando em baixo de seus galhos. Os reis traziam coisas preciosas. Os pastores traziam frutas e lã de seus carneiros. Um pequeno pastorzinho trouxe um carneirinho branco. As três árvores quiseram também dar alguma coisa ao Menino Jesus. "Eu darei a minha palma maior, a mais bela, para que a Mãe abane docemente o bebé", - disse a palmeira. A oliveira que estava carregada de azeitonas- completou : - "E eu oferecerei meus frutos e meu azeite para o Menino"! " E eu? Que posso dar?" - perguntou o pinheiro. - "Você" - responderam as outras. - "Você não tem nada para dar. Suas agulhas pontiagudas poderiam picar o Menino Jesus." O pobre pinheirinho sentiu-se muito infeliz e respondeu tristemente! - "É mesmo, vocês têm razão, não tenho nada para oferecer. Todos trouxeram presentes para esta Criança, os pastores, a lã, leite e até um pequeno carneirinho; os reis vieram com ouro , incenso e mirra e até a palmeira e a oliveira puderam oferecer algo de si, só eu não tenho como alegrar o Menino." 



Um anjo, que estava ali perto, ouviu a conversa e teve pena do pinheiro tão humilde, tão triste que nada podia fazer. Ele disse ao pinheiro: - "Não fiques triste enquanto todos estão alegres. Vamos ajudar-te!" Lá no céu as estrelinhas começaram a brilhar. O lindo anjinho olhou para o alto e chamou-as. No mesmo instante elas desceram e foram pousando delicadamente nos ramos verdes do modesto pinheirinho que foi se iluminando e ficando cada vez mais bonito. Todos se admiraram e se voltaram para ele. Lá da manjedoura, dentro do estábulo, os olhinhos do Menino Jesus encheram-se de brilho e alegria ao ver aquela árvore tão linda. E foi assim que o singelo pinheiro se tornou a árvore do Natal, e é por isso que as pessoas, até hoje, enfeitam as suas casas com luzes, estrelas e o pinheiro na véspera do Natal.

 (Lenda folclórica)

Sem comentários:

Enviar um comentário